18.7.12

DIGI DISNEY 05 - "ZÉ FRAUDE"




Scan: Esquiloscans / Escolha das Histórias, Rediagramação, Tratamento, Colorização e Adaptação de: "No Velho Oeste Era Assim" e o "O Guarda Florestal" por: Luiz Dias

"Digi Disney 05" vem comemorar os 60 anos do personagem "brasileiro" mais querido do mundo: o Zé Carioca. A primeira história produzida no Brasil com ele recebeu o nome de "Zé Carioca, o Rei do Carnaval". Ao contrário das tiras americanas - no início da série brasileira não havia diferenças entre sua cidade (Que seria Vila Xurupita, no Rio de Janeiro?) e Patópolis - aparecendo todos os coadjuvantes das histórias do Donald - como seus sobrinhos, o Tio Patinhas, Prof. Pardal e o Gastão.
Finalmente a partir de 1972, com supervisão de Primaggio Mantovi - a Editora Abril conseguiu estruturar um estúdio próprio destinado a produzir histórias para suprir o crescente número de publicações Disney que circulavam no país com enorme sucesso.
O Zé Carioca começou a aparecer regularmente em sua revista, acompanhado de novos personagens coadjuvantes e vivendo situações ambientadas no Brasil.
Entre as décadas de 70 e 90 ocorreu o auge da produção para o personagem no Brasil - com revistas contendo só histórias dele e com aumento do número de páginas. Nessa época o Zé teve seu visual reformulado aos poucos - saindo do paletó, gravata, chapéu de palha e charuto (Vício que seria abolido de vez de suas histórias) para um boné ou  camisas estampadas.
Essas mudanças eram reflexo da sociedade e suas mudanças de comportamento. O personagem se atualizou. Deixou de ter a alta sociedade americana da sua criação nos anos de 1940 como referência visual para acompanhar a moda jovem da década de 80 e 90.
Por causa da queda de vendas configurada em todo o comércio de quadrinhos a partir do final da década de 90 - a Editora Abril práticamente fechou suas redações da área Disney, demitindo artistas consagrados, passando a republicações e lançando apenas alguns Especiais (como o aclamado "Zé Carioca no Descobrimento do Brasil", em virtude dos 500 anos da chegada de Cabral) deixando milhares de fãs órfãos pelo Brasil.
A última história inédita brasileira foi publicada em dezembro de 2001 intitulada "Só com Magia", do roteirista Rafles Ramos.
Na Holanda e Dinamarca são feitas aventuras inéditas com ele, que são inéditas até hoje por aqui - configuradas pelos editores brasileiros como fora do contexto do personagem.

8 comentários:

  1. Olá amigo Luiz,
    Mais uma "MARAVILHA" de edição de DigiDisney, desta feita com a homenagem pelos 60 anos do personagem Zé Carioca.
    Já baixei o scan e faz parte agora do meu acervo digital, inclusive, como fiz com todas as anteriores, junto ao arquivo da revista salvei também a excelente apresentação/sinópse feita por você.
    Parabéns a esta grande parceria Squiloscans e Chutinisaco.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabino, muito me honra suas palavras e saber que esta edição virtual "Digi Disney" possa te trazer diversão e informação ao mesmo tempo.
      Obrigado mesmo meu amigo - em breve teremos mais novidades, por exemplo - como a volta do "Grandes Mestres Disney" com Luciano Gatto.

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
    2. Olá amigo Luiz,
      Maravilha, vamos ficar no aguardo destas novidades.
      Abraço
      Sabino

      Excluir
  2. Salve Luis...

    Mais uma edição fantástica para a coleção virtual...

    Grande abraço e parabéns como sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Daniel...obrigado pela sua atenção e carinho.
      Saiba que só me anima a continuar e tentar sempre trazer coisas legais.
      Agora estou aguardando novos Especiais de "A Gibiteca"!
      E "ele" está chegando...o "Gatto" vem ai(Rsrsrs)!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Grande Luís. Estou cada vez mais acelerado com o nosso projeto aqui. Não se assuste se aparecer no seu e-mail de supetão. Mas, não vamos contar nada pra ninguem ainda. Quero fazer uma Big Surpresa.

    Abração, e da-lhe Gatto.

    ResponderExcluir
  4. Certo, meu caro Andreyl.
    Aguardo novidades!

    Um abraço!


    Luiz Dias

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...